1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Documentos do Google Docs poderão ser editados no Microsoft Office

O

Google está desenvolvendo uma maneira para que usuários do Microsoft Office editem documentos de forma colaborativa, mas sem usar o servidor de colaboração do Microsoft Sharepoint. A empresa também tem planos para estender a capacidade de alterar documentos do Google Docs para celulares e iPads.

O movimento ainda encontra obstáculos na abordagem entre o ambiente Web do Google para a edição dos documentos e a aplicação da Microsoft para desktops tradicionais. Isso porque a fabricante do Windows continua a desenvolver suas aplicações desktop, mas também lançou uma versão web-app do pacote Office em junho.

Agora, o Google está levando a batalha para aplicativos de negócios de volta ao território da Microsoft, através de um recurso voltado ao Office, que liga esta suíte ao sistema de armazenamento online do Google Docs e a outras ferramentas de colaboração.

Este recurso leva o nome de Google’s DocVerse e permite que os usuários do Office salvem seus documentos diretamente no Google Docs, para controlar múltiplas revisões de um documento e colaborarem em um arquivo com outros utilizadores do Office DocVerse, vendo as alterações em tempo real.

Para viabilizar este recurso, o Google havia comprado a empresa DocVerse em março deste ano. A companhia já havia trabalhado em uma ferramenta semelhante para usuários do Office, mas sem usar o Google Docs.

Xen Lategan, líder regional de vendas do Google Enterprise Engineering, demonstrou as novas funções do DocVerse conectando o Office 2007 ao Google Docs durante um evento em Paris, na última semana.

“Quando você clica em ‘salvar’, você também coloca o documento na nuvem”, declarou Lategan durante a exibição dos recursos do Google’s DocVerse. Ele também mostrou como as alterações de formatação feitas em um documento em um PC foram replicados para um documento aberto em outro PC.

No entanto, o Google’s DocVerse ainda está se encontra em estágio de desenvolvimento."Esta versão foi compilada apenas dois dias atrás", disse Lategan, sem dar qualquer indicação de quando o produto final estará pronto.

O Google também planeja ampliar a capacidade de edição do Google Docs para os usuários de iPads e proprietários de telefones celulares com sistema operacional Android. Lategan editou um documento do Google Docs no tablet da Apple para demonstrar as novas funcionalidades. E, atualmente, os usuários de dispositivos móveis Android podem visualizar, mas não modificar, documentos do Docs.